Revistas acadêmicas e ativismo: Feminismo acadêmico em universidades latino-americanas, entre conhecimento científico e político

ISBN: 978-84-16829-45-3
Nosso trabalho mapeou as principais revistas acadêmicas feministas de cinco países latino-americanos (Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela) e observou a concepção de militância contida no ato da veiculação do conhecimento. Assim, procuramos perceber qual o papel desempenhado pelo feminismo acadêmico na produção de saberes ditos científicos e sua participação do espaço docente enquanto produtora e ainda analisar como esse fenômeno se constitui nestes espaços. Nossas conclusões apontam para o fato de que há uma carência/lacuna no que se refere em associar ciência, docência feminina e academia, em pesquisas acadêmicas, assim como nas publicações investigadas, o que se configura numa tentativa de perpetuação do androcentrismo e ainda há uma desarticulação entre essas publicações e outras realidades, tais como as de língua inglesa e até mesmo entre a língua portuguesa e as publicações em língua espanhola no espaço analisado.
Actas del IV Congreso Internacional de Jóvenes Investigadorxs con perspectiva de género (Getafe, 24 - 26 de junio de 2019) organizado por el Instituto Universitario de Estudios de Género de la Universidad Carlos III de Madrid.
Feminismo, Publicações feministas, Feminismo latino-americano, Mulher e ciência, Ativismo
Investigación joven con perspectiva de género IV. Universidad Carlos III de Madrid, Instituto de Estudios de Género, 2019, pp. 207-217