O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de costas?

e-Archivo Repository

Show simple item record

dc.contributor.author Senkevics, Adriano Souza
dc.contributor.author Mattioli Mello, Ursula
dc.date.accessioned 2021-02-01T18:14:20Z
dc.date.available 2021-02-01T18:14:20Z
dc.date.issued 2019-06
dc.identifier.bibliographicCitation Senkevics, Adriano Souza; Mello, Ursula Mattioli (2019). O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de cotas?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 172, p. 184-208
dc.identifier.issn 0100-1574 (print)
dc.identifier.issn 1980-5314 (online)
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10016/31837
dc.description.abstract Esta pesquisa objetiva fornecer insumos para o processo de monitoramento e avaliação da Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012), por meio da investigação das alterações no perfil socioeconômico e racial do corpo discente das instituições federais de educação superior (Ifes) de 2012 a 2016. Para tanto, desenvolvemos uma análise exploratória do perfil dos ingressantes dos cursos presenciais de graduação das Ifes com base no cruzamento de dados do Censo da Educação Superior (2012--2016) e do Exame Nacional do Ensino Médio (2011-2015). Nossos resultados sugerem que a Lei de Cotas tem apresentado resultados inclusivos sobre a maioria das Ifes no Brasil (com efeitos contraditórios em algumas), em especial entre os ingressantes provenientes da rede pública e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
dc.description.abstract This study aims to provide input for the process of monitoring and evaluating the Lei de Cotas [Quota Law] (Law No. 12.711/2012) by investigating changes in the socioeconomic and racial profiles of the student body of federal higher education institutions (Ifes) from 2012 to 2016. To do so, we developed an exploratory analysis of the profile of incoming students, enrolled in undergraduate courses in Ifes, based on data from the Higher Education Census (2012-2016) and the Exame Nacional do Ensino Médio [National High School Exam] (2011-2015). Our results suggest that the Lei de Cotas has produced inclusive results on most of the Ifes in Brazil (with contradictory effects on some), especially among newcomers from the public network system and the self-declared black, pardo and indigenous peoples.
dc.description.abstract Cette recherche vise à contribuer au suivi et au processus d’évaluation de la Lei de Cotas [Loi des Quotas] (Loi no 12.711/2012), par moyen d´une étude sur les changements intervenus dans le profil socioéconomique et racial de la population étudiante des institutions fédérales d’enseignement supérieur (Ifes), entre 2012 et 2016. Nous avons à cette fin réalisé une analyse exploratoire du profil des étudiants accedant au premier cycle, appuyée sur le croisement des données du Recensement de l’Enseignement Supérieur (2012-2016) et de l’ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio [Examen National de Conclusion des Études Secondaires] (2011- 2015). Nos résultats indiquent que la Lei de Cotas a favorisé l’inclusion dans la plupart des Ifes au Brésil avec, (malgré des effets contradictoires dans certaines d’entre elles), notamment en ce qui concerne les étudiants issus des établissements publics et les autodénominés noirs, métis et indigènes.
dc.description.abstract Este estudio tiene como objetivo proporcionar insumos para el proceso de monitoreo y evaluación de la Lei de Cotas [Ley de Cuotas] (Ley nº 12.711/2012), a través de la investigación de los cambios en el perfil socioeconómico y racial del alumnado de las instituciones federales de educación superior (Ifes) de 2012 a 2016. Para ello, desarrollamos un análisis exploratorio del perfil de los ingresantes de los cursos presenciales de graduación de las Ifes con base en el cruce de datos del Censo de la Educación Superior (2012-2016) y del Exame Nacional do Ensino Médio [Examen Nacional de la Enseñanza Media] (2011-2015). Nuestros resultados sugieren que la Lei de Cotas ha presentado resultados inclusivos sobre la mayoría de las Ifes en Brasil (con efectos contradictorios en algunas), en especial entre los ingresantes provenientes de la red pública y los autodeclarados negros, pardos e indígenas.
dc.format.extent 25
dc.language.iso por
dc.publisher Fundação Carlos Chagas
dc.rights Atribución-NoComercial 3.0 España
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/es/
dc.subject.other Ação afirmativa
dc.subject.other Educação superior
dc.subject.other Relações raciais
dc.subject.other Reserva de vagas
dc.subject.other Affirmative action
dc.subject.other Higher Education
dc.subject.other Race relations
dc.subject.other Reservation of squares
dc.subject.other Discrimination positive
dc.subject.other Enseignement Supérieur
dc.subject.other Rapports de race
dc.subject.other Reservation de carrés
dc.subject.other Acción afirmativa
dc.subject.other Enseñanza Superior
dc.subject.other Relaciones raciales
dc.subject.other Reserva de plazas
dc.title O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de costas?
dc.title.alternative Has the student profile of federal universities changed after the lei de cotas?
dc.title.alternative Le profil des étudiants des universités fédérales a-t-il changé après la Lei de Cotas?
dc.title.alternative ¿El perfil discente de las Universidades federales cambió después de la Lei de Cotas?
dc.type article
dc.subject.eciencia Educación
dc.identifier.doi https://doi.org/10.1590/198053145980
dc.rights.accessRights openAccess
dc.type.version publishedVersion
dc.identifier.publicationfirstpage 184
dc.identifier.publicationissue 172
dc.identifier.publicationlastpage 208
dc.identifier.publicationtitle Cadernos de Pesquisa
dc.identifier.publicationvolume 49
dc.identifier.uxxi AR/0000025113
dc.affiliation.dpto UC3M. Departamento de Economía
 Find Full text

Files in this item

*Click on file's image for preview. (Embargoed files's preview is not supported)


The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record