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O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de costas?
Other title:
Has the student profile of federal universities changed after the lei de cotas? Le profil des étudiants des universités fédérales a-t-il changé après la Lei de Cotas? ¿El perfil discente de las Universidades federales cambió después de la Lei de Cotas?
Citation:
Senkevics, Adriano Souza; Mello, Ursula Mattioli (2019). O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de cotas?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 172, p. 184-208
Esta pesquisa objetiva fornecer insumos para o processo de monitoramento e avaliação da Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012), por meio da investigação das alterações no perfil socioeconômico e racial do corpo discente das instituições federais de educação superioEsta pesquisa objetiva fornecer insumos para o processo de monitoramento e avaliação da Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012), por meio da investigação das alterações no perfil socioeconômico e racial do corpo discente das instituições federais de educação superior (Ifes) de 2012 a 2016. Para tanto, desenvolvemos uma análise exploratória do perfil dos ingressantes dos cursos presenciais de graduação das Ifes com base no cruzamento de dados do Censo da Educação Superior (2012--2016) e do Exame Nacional do Ensino Médio (2011-2015). Nossos resultados sugerem que a Lei de Cotas tem apresentado resultados inclusivos sobre a maioria das Ifes no Brasil (com efeitos contraditórios em algumas), em especial entre os ingressantes provenientes da rede pública e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.[+][-]
This study aims to provide input for the process of monitoring and evaluating the Lei de Cotas
[Quota Law] (Law No. 12.711/2012) by investigating changes in the socioeconomic and racial
profiles of the student body of federal higher education institutions (IThis study aims to provide input for the process of monitoring and evaluating the Lei de Cotas
[Quota Law] (Law No. 12.711/2012) by investigating changes in the socioeconomic and racial
profiles of the student body of federal higher education institutions (Ifes) from 2012 to 2016.
To do so, we developed an exploratory analysis of the profile of incoming students, enrolled in
undergraduate courses in Ifes, based on data from the Higher Education Census (2012-2016)
and the Exame Nacional do Ensino Médio [National High School Exam] (2011-2015). Our
results suggest that the Lei de Cotas has produced inclusive results on most of the Ifes in Brazil
(with contradictory effects on some), especially among newcomers from the public network
system and the self-declared black, pardo and indigenous peoples.[+][-]
Cette recherche vise à contribuer au suivi et au processus d’évaluation de la Lei de Cotas [Loi
des Quotas] (Loi no 12.711/2012), par moyen d´une étude sur les changements intervenus
dans le profil socioéconomique et racial de la population étudiante des insCette recherche vise à contribuer au suivi et au processus d’évaluation de la Lei de Cotas [Loi
des Quotas] (Loi no 12.711/2012), par moyen d´une étude sur les changements intervenus
dans le profil socioéconomique et racial de la population étudiante des institutions fédérales
d’enseignement supérieur (Ifes), entre 2012 et 2016. Nous avons à cette fin réalisé une analyse
exploratoire du profil des étudiants accedant au premier cycle, appuyée sur le croisement
des données du Recensement de l’Enseignement Supérieur (2012-2016) et de l’ENEM, Exame
Nacional do Ensino Médio [Examen National de Conclusion des Études Secondaires] (2011-
2015). Nos résultats indiquent que la Lei de Cotas a favorisé l’inclusion dans la plupart des
Ifes au Brésil avec, (malgré des effets contradictoires dans certaines d’entre elles), notamment
en ce qui concerne les étudiants issus des établissements publics et les autodénominés noirs,
métis et indigènes.[+][-]
Este estudio tiene como objetivo proporcionar insumos para el proceso de monitoreo y
evaluación de la Lei de Cotas [Ley de Cuotas] (Ley nº 12.711/2012), a través de la investigación
de los cambios en el perfil socioeconómico y racial del alumnado de las instEste estudio tiene como objetivo proporcionar insumos para el proceso de monitoreo y
evaluación de la Lei de Cotas [Ley de Cuotas] (Ley nº 12.711/2012), a través de la investigación
de los cambios en el perfil socioeconómico y racial del alumnado de las instituciones federales
de educación superior (Ifes) de 2012 a 2016. Para ello, desarrollamos un análisis exploratorio
del perfil de los ingresantes de los cursos presenciales de graduación de las Ifes con base en
el cruce de datos del Censo de la Educación Superior (2012-2016) y del Exame Nacional do
Ensino Médio [Examen Nacional de la Enseñanza Media] (2011-2015). Nuestros resultados
sugieren que la Lei de Cotas ha presentado resultados inclusivos sobre la mayoría de las Ifes en
Brasil (con efectos contradictorios en algunas), en especial entre los ingresantes provenientes
de la red pública y los autodeclarados negros, pardos e indígenas.[+][-]